Convocar e enviar:O dinamismo da Missão.

    O fio condutor da missão da Igreja,encontram sua origem na missão de Deus concretizada na Criação,,na encarnação e na Redenção.Pelo envio de Jesus Cristo ao mundo,a missão de Deus ganha,ao mesmo tempo,visibilidade e vulnerabilidade.Jesus nos revela o rosto misericordioso e justo de Deus.É a lógica de Deus-Amor da gratuidade e do serviço demonstrado no "lava-pés" e na cruz.
    A missão não é mais algo exterior,mas é parte integrante da identidade e natureza eclesial,que se definiu como povo de Deus,sacramento universal da Salvação.O povo de Deus,em seu conjunto,por sua natureza e vocação,é missionário chamado para "manifestar e comunicar a caridade de Deus a todas as pessoas e povos".Convocar significa chamar do individualismo, da dispersão desarticulada, de uma massa alienada e indefinida, de uma instituição pesada, duma estrutura ultrapassada, para constituir comunidades alicerçadas na relação fraterna de irmãs e irmãos, e enviar essas comunidades ao mundo. Congregar em função do envio e enviar em função de formar, nas comunidades, agentes do Reino. Aqui está o sentido da vida comunitária dos cristãos das Comunidades Eclesiais de Base e de todas as comunidades cristãs. O que define a iden tidade e a missão de ser Igreja é o mistério de Cristo,que revela a misericórdia e a compaixão de Deus em relação a todo ser vivo e à vida ameaçada,como fundamento de toda a ação missionária.
   Educar para viver a fé na proximidade e na universalidade resgata a identidade missionária da Igreja discípula de Jesus morto e ressuscitado, sacramento universal da salvação entregue ao serviço e à inclusão na unidade e diversidade.